Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de março de 2010

A maior base de dados estatísticos sobre Portugal

Muito útil....

Não perder a consulta....

A maior base de dados estatísticos sobre Portugal com acesso universal e gratuito estará disponível a partir desta terça-feira na Internet, resultado de uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A PORDATA reúne estatísticas sobre «quase todos os capítulos da sociedade portuguesa», com dados relativos aos últimos 50 anos, fornecidos por mais de 30 entidades que produzem estatísticas certificadas, explicou à Lusa o presidente António Barreto.
No entanto, a Pordata é mais do que uma grande base de dados com séries estatísticas, já que permite ao utilizador escolher e cruzar variáveis, criar os seus próprios quadros e gráficos «estáticos e dinâmicos», calcular taxas de variação e percentagens. Tudo, no máximo, em três cliques, segundo os responsáveis pelo projecto.
«O que nós oferecemos é uma capacidade muitíssimo ágil de trabalhar os números, coisa que as outras bases não fazem. Por outro lado, juntamos 50 anos de números de dezenas de entidades. Quase ninguém oferece isto no mundo, não é só em Portugal», disse.
«O objectivo é o de dar ferramentas aos cidadãos que lhes permitam, de um modo tão rigoroso e independente quanto possível, formar a sua opinião com base em factos e não apenas com base em opiniões. Eu não quero pensar sobre a saúde aquilo que os políticos me dizem, eu quero pensar sobre a saúde aquilo que os números, os factos e as ideias me permitem a mim próprio pensar», acrescentou.

Para consultar aceder ao site situado no lado direito desta página ---->

População, Saúde, Educação, Protecção Social, Emprego, etc,…….são alguns dos temas.

(informação recebida por mail)
fish

Sem comentários: