Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Será apenas cansaço?


Falta muito para Sábado? Que semana esta! Sinto-me cansado e ansioso pelo fim-de-semana. Nem me posso queixar de excesso de trabalho, não será esse o problema. O nosso corpo é uma máquina perfeita, basta que esta máquina emperre um pouco e nota-se logo que há alguma anomalia. O nosso cérebro, este orgão tão complexo e ainda em grande parte um enigma para a Ciência, é a voz de comando em todas as acções que tomamos. Não sou entendido na matéria mas se o cérebro não funcionar direito, penso que tudo o resto se ressente. Não tenho presente qualquer estudo da matéria, mas não devo errar muito ao afirmar que uma larga percentagem de doenças hoje em dia, que originam o absentismo, se devem a doenças relacionadas com a parte cerebral. Esta vida está muito complicada e leva o ser humano a desgastar-se imenso psiquicamente. A esperança de vida é mais elevada, mas por outro lado existe um maior cansaço cerebral nas pessoas, em idades em que isso há umas décadas atrás, não era habitual. Vivemos numa sociedade muito problemática, cujos interesses na maioria das vezes, têm mais importância que certos e determinados valores que deveriam regular o nosso dia-a-dia. Em função disso pensa-se e utiliza-se em muito maior escala o nosso cérebro. Se tudo funcionasse respeitando valores que determinam o que é certo e o que é errado, o que é e o que não é correcto, não seria necessário pensar em estratégias, artimanhas, etc, para contornar certos obstáculos em beneficio próprio, pois tudo saíria naturalmente. Sei que corro o risco de me acusarem de utopia, até aceito que hoje em dia possa ser, mas é utopia porque as pessoas assim o querem! Pequenas situações diárias são exemplo disso, não vou referir nenhuma porque se pensarem bem não é dificil encontrarem algo. Ao mesmo tempo temos as contrariedades de uma vivência numa sociedade, que oferece muito pouco às maiorias que têm de lutar muito, para conseguirem algo, e, as exigências são elevadíssimas para o que se recebe em troca. Tomam-se comprimidos para dormir para não se sonhar com os problemas e mesmo assim nem sempre resulta.
Desculpem repetir-me, mas estamos numa sociedade sem valores! Uma sociedade de falsos moralistas, uma sociedade com uma classe politica de oportunistas, políticos estes que em vez de fazerem algo em prol das populações, para que estas tenham um melhor nivel de vida, para que os reformados, e são imensos, tenham uma velhice melhor, para que as nossas crianças tenham um futuro melhor! Nada disso acontece, porque nós todos somos culpados desta situação vivida nos dias de hoje. Estamos numa sociedade em que permitimos tudo sem reclamar! Li há pouco tempo que a Direcção Geral do Trabalho, vai encetar uma luta contra o assédio moral nos locais de trabalho, gostava de saber como vão conseguir travar essa luta....
As pessoas têm medo de falar meus amigos. Têm medo que algo lhes aconteça e lhes retirem o pouco que ganham, que lhes tirem a subsistência. Têm medo de ficar com uma mão à frente e outra atrás, sem meios para alimentar os filhos. Mas imagine-se que isso iria funcionar, o que duvido, que garantias têm por parte de quem de direito, em como não sofrem represálias por abrir a boca? Está dificil esta vida, não está mesmo nada fácil, e é por isso mesmo que este povo anda deprimido, com o cérebro cansado, farto de dar voltas e mais voltas, sem conseguir resolução para as imensas dificuldades que se deparam. Talvez seja este um dos motivos porque me sinto cansado, não sei, talvez seja.
Ia apenas escrever um pequeno texto e acabei por me estender um pouco mais, não é que vontade me faltasse para continuar, mas tornar-se-ia maçador, e há tanto para deitar cá para fora, que hoje ficava aqui a noite inteira. Já desabafei um pouco. Chega.
Um abraço

(fish)

Sem comentários: