Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lisboa recebeu 148-milhoes destinados às regiões pobres

Lisboa recebeu 148 milhões destinados às regiões pobres
2010 Fevereiro 15

ALEXANDRA FIGUEIRA

Desvio de dinheiro está a tornar-se intolerável, considera gestor do programa regional do Norte.

Ao fim do primeiro ano de aplicação do QREN, Lisboa captou fundos comunitários ao abrigo do regime do chamado “efeito difusor” no valor de 193 milhões de euros, dos quais 148 serão contabilizados como se tivessem sido investidos no Norte, Centro e Alentejo.

Além disso, e já que os fundos só cobrem parte do investimento, o Orçamento de Estado é chamado a cobrir a parte restante. De acordo com o Observatório do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o valor total do investimento propiciado pelo uso do “efeito difusor” ascende a 418 milhões de euros.

Este efeito, também chamado de “spill over”, foi negociado entre o primeiro Governo de José Sócrates e a Comissão Europeia e diz que uma parte dos fundos comunitários dados pela União especificamente para desenvolver as três regiões mais pobres do país – Norte, Centro e Sul – pode ser aplicada em Lisboa, sob o argumento de que certos investimentos lá realizados têm efeitos benéficos sobre o resto do país. Em causa estão, sobretudo, gastos com a modernização da Administração Pública......
Ler o resto da notícia AQUI

Sem comentários: