Pesquisar neste blogue

sábado, 7 de junho de 2008

Portugal-2 * Turquia-0


Começo por referir que não estava muito motivado para o Euro2008. Foi uma época longa de futebol, e normalmente chego a esta altura do ano já algo saturado do desporto rei, não conseguindo ter muita pachorra para estar diante da TV, mas como era a equipa de todos nós, não quis falhar o evento. Vou também ser sincero, não sou dos que acredita em Scolari, por muitas virtudes que o homem tenha, e não duvido que as tem, não lhe perdoo ter perdido o Euro 2004. Como eu comentava há pouco com um amigo ao telefone, gostava de ver Scolari a treinar uma equipa que não fosse de Selecção, tenho uma certa curiosidade em saber como se portaria ele nessa situação, e aí se ele tivesse sucesso eu render-me-ia às evidências, até porque sei dar o braço a torcer quando é caso disso. De qualquer maneira esta é a equipa de todos nós, como é uso dizer-se, e independentemente de quem é o seleccionador, temos de a apoiar. O jogo de hoje, penso que não deixa dúvidas a ninguém quanto ao resultado final. Foi inteiramente merecida a vitória portuguesa, havendo apenas um período a meio da primeira parte que me preocupou, mas tirando esse momento o resultado peca por ser injusto e até poderia ter sido mais dilatado, e não viria daí escandalo nenhum. Foi bom termos começado a vencer este Euro, coisa que não é habito acontecer na história da Selecção, até pelo motivo de irmos defrontar a equipa mais dificil deste grupo no dia 11/6, pelo que só nos faltará mais 3 pontos para nos qualificarmos para a fase seguinte, e penso que com a Suiça, mais minuto menos minuto Portugal resolverá a situação, mas...há que ter cabeça e não embandeirar em arco, para não sofrermos decepções de ultima hora,. Mas acredito que passaremos à fase seguinte, e aí veremos quem tem pernas para andar, porque normalmente só ganha, quem tem qualidade para almejar ser campeão, a ver vamos.
Não há muito para dizer do jogo, tal foi o domínio da nossa equipa. Um golo com sabor a Samba (Pepe) e outro de Raul Meireles, fizeram o resultado final.
Vou apenas fazer uma pequena referência ao comportamento dos vários sectores da equipa. A defesa esteve impecável, com Paulo Ferreira sem destoar, mas sendo aquele que menos realce teve. Fazendo algumas contas, estão ali 101,5 milhões de euros, valor recebido pelo F.C. Porto na venda daquele quarteto defensivo, é obra. Ricardo continua sem me convencer, apesar de não ter tido muito trabalho, mas no que fez teve uma falha que felizmente correu bem. Meio campo impecável com João Moutinho e Deco em plano de destaque e um Petit que não comprometeu, embora eu ache que Raul Meireles fosse uma melhor opção. O ataque teve um Simão que gostei bastante, Nuno Gomes continua a ser um jogador de Selecção, é pena ter passado ao lado de uma grande carreira por ter optado pelo clube errado, e isso paga-se caro.
Cristiano Ronaldo, sinceramente e custa-me dizer isto, foi o pior da equipa. E sobre Ronaldo que eu adoro ver jogar, pergunto-me muitas vezes o porquê de ser diferente do Ronaldo do Manchester, aquele jogador que nos maravilhou esta época que acabou, e que está à porta de ser considerado o melhor do Mundo. Será porque em Inglaterra o futebol é mais aberto e isso dá-lhe um lugar de mais relevancia? Porque na Selecção ainda não me convenceu, lamento dizê-lo, mas um jogador como ele tem de fazer mais a nivel de Selecção, os fora de série jogam em qualquer equipa. Esperemos por melhores dias porque Portugal precisa de um Ronaldo à Manchester.
Fiquei contente pelos nossos emigrantes, são eles o nosso 12º jogador e merecem que Portugal não os deixe ficar mal. E por hoje é tudo, vão ter que aguentar comigo mais umas semanas a falar de futebol, mas não podia deixar de o fazer atendendo ao evento em si e à equipa que nos representa. Viva Portugal, que nos dê as alegrias de que tanto este povo precisa, já basta o que estamos a passar diáriamente, já basta de tristezas, e este povo anda triste. Pelo menos que seja o futebol, que tem sido tão mal tratado e alvo de tanta contestação, que seja o futebol dizia eu, mais uma vez o fruto do nosso contentamento.
Uma boa noite para todos e bom fim de semana, a noite convida a sair e ir beber um copo e é isso que eu vou fazer
(fish)

Sem comentários: