Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de abril de 2008

"Lisboa é Capital e o resto é paisagem"

Tinha prometido a mim mesmo, parar por algum tempo de escrever sobre o futebol e as suas mais recentes polémicas. Achava eu que já chegava por agora de comentar sobre este assunto, e tinha na mente algumas ideias para publicar sobre outros temas. Tenho aproveitado para brincar um pouco com algumas situações, penso que outros o fariam caso estivessem na posição em que me encontro. Foi um campeonato dominado pelo F.C.Porto e quanto a isso, nem os adversários, pelo menos os mais racionais, têm dúvidas quanto a esta verdade. Quanto ao brincar com as vitórias do meu clube, e as derrotas dos nossos adversários, repito, que acho normalissimo e, se fosse ao contrário, aconteceria o mesmo e não passaria disso.
Mas hoje quando assistia ao programa desportivo"Trio d`Ataque", na RTPN, fiquei extremamente desolado, com o que ouvi por parte de dois senhores de Lisboa, que intervêm neste programa, principalmente porque os considerava gente diferente, pela atitude, pelo modo de estar no programa, pela análise que me parecia ser isenta, e até pelas ideias que tentavam passar no pequeno ecrã. Enganei-me, pura e simplesmente enganaram-nos! Cheguei à conclusão, que anda muita gente mascarada por aí. O que ouvi hoje esses senhores afirmarem, só vem dar razão à "luta" que tem vindo a ser encetada pelas gentes do Norte, na pessoa de alguns dirigentes, nas ultimas décadas. O que eles afirmaram, só nos dá razão para continuarmos a apoiar essa "guerra "criada por eles, e que eles próprios denominaram de "Norte-Sul", mais por sua conveniência e interesses, do que por qualquer outro motivo apaziguador. O centralismo instaurado em Lisboa está cada vez mais radicado, e não podemos cair no erro de adormecer, pois quando acordarmos, poderá ser tarde demais. Ainda não é tarde para se fazer algo, temos de continuar a apoiar homens, e não me refiro só a gente ligada ao desporto, que têm dado a cara pelos interesses das regiões mais desfavorecidas deste país. Estamos a retornar aos tempos da célebre frase: "Lisboa é a capital e o resto é paisagem", que tanto tinha de incómodo, como de humilhação. Tudo o que se está a passar ao nível do Futebol, serve como uma manobra de diversão, para esconder e distrair o povo dos reais problemas do país. Eu sou português e tenho no meu B.I. a nacionalidade portuguesa e faço questão de a defender, apesar de alguns tentarem o contrário. A frase que ouvi hoje na RTPN, em resumo, foi mais ou menos esta, "O Benfica e Sporting são clubes nacionais e o Porto é um clube regional", tendo o Dr. Rui Moreira, e muito bem, reagido de imediato contra esta observação de mau gosto, que demonstra na prática que aquilo por que nos batemos desde sempre, não é infundado. Mais à frente, foi dito por outras palavras, mais uma bacorada de todo o tamanho "O Porto é um clube Europeu, não é um clube nacional, apenas regional", foram mais ou menos estas as palavras.
Pergunto: Quem tem levado por esse mundo fora o nome da cidade do Porto e do país? Quem tem sido um embaixador importante nesse papel de se dar a conhecer a outros povos, onde fica este cantinho?
Quem tem ganho mais titulos nacionais nos ultimos 25 anos (18 penso eu)?
Não precisam de responder, pois é mais que evidente que nos ultimos 30 anos tem sido o F.C. Porto, com todas as suas conquistas a nivel internacional!
Meus amigos simplesmente de lamentar! Se isto não é um clube nacional, não sei o que dizer mais, só se compreende estas observações por não estar debaixo do jugo de Lisboa, só se for isso. Foge-lhes ao seu controlo e por esse motivo tem de ser "eliminado".
Por hoje é tudo, já é tarde, só quis deixar aqui o meu sentimento de indignação, esperando que o que foi dito, não caia no esquecimento e que seja explorado nos próximos dias, pois não podemos pactuar com gente desta.
Boa noite
(fish)

Sem comentários: